domingo, 18 de junho de 2017

M.R.U.

1. Introdução

- O trilho de ar foi projetado para diminuir as forças de atrito, fazendo com que um corpo se desloque sobre uma camada de ar, o que elimina o contato direto entre a superfície do trilho e superfície do corpo. Esse corpo será aqui chamado de carrinho. Nesta prática experimental foram desprezados a perda de energia por atrito entre o trilho e o carrinho. Foi analisando o movimento de um corpo (chamado carrinho) sob a superfície do atrito de ar, observando assim o tempo e a distância. Por meio dos valores dos tempos obtidos, e com auxílio de fórmulas matemáticas, espera-se determinar o valor da aceleração e da velocidade de cada massa utilizada no sistema (delimitada para o experimento). E após isto, através dos valores dos pesos utilizados e da aceleração encontrada, com a ajuda de outras fórmulas matemáticas, espera-se determinar a força feita pelo sistema.

2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral

 - Determinar a função horária da posição para um móvel em movimento retilíneo uniforme a partir da análise de gráficos construídos com dados experimentais.

2.2 Objetivo Específico

- O objetivo desta experiência é estudar o movimento de um corpo sob ação de uma força conhecida, na ausência de atrito, e verificar a aceleração produzida por este corpo. Além de visualizar com maior precisão a velocidade que pode ser medidas em casas decimais, porem a sua precisão vai depender da calibração adequada com um sensor informa o deslocamento e a velocidade precisa.



3. Experimental

3.1 Materiais utilizados

- Trilho de ar, compressor de ar, cronômetro digital, sensores infravermelhos, planador, câmera digital, régua.
           
            3.2 Procedimento

- Foram realizados os seguintes métodos:

1-      Posicionar os sensores ao trilho;
2-      Medir as sete distancias;
3-      Ligar e zerar os cronômetros;
4-      Posicionar o carrinho do trilho com o gerador de fluxo de ar antes de posicionar os sensores;
5-     Após o final do processo o cronometro registra o intervalo de tempo que o carrinho percorre entre um sensor e outro. E através desses dados podemos calcular a velocidade do carrinho.

4. Esquema de montagem experimental


 






5. Tratamento de dados


Medida
Posição (cm)
Tempo (s)
0
30
0
1
50
0,185
2
70
0,417
3
90
0,596
4
110
0,827
5
130
1,052
6
150
1,237
7
170
1,474














 - Dados coletados a partir da análise do experimento realizado no laboratório de física com a ajuda e participação dos integrantes da equipe.

- Imagens.


 - As posições variando de 20 em 20 cm (centímetros) é possível calcular a velocidade média na qual o carrinho se desloca pelo trilho de ar, utilizando a relação de espaço e tempo.


Velocidade média = Variação de espaço/ Variação de tempo, sendo assim, Vmédia= 140cm/1,474s, consequentemente a velocidade média será 94,0 cm/s.
Analise
Variação espaço(Δs)
Variação tempo (Δt)
-
S final – S inicial
T final – T inicial
Valores
170 - 30
1,474 - 0
Média
140 cm
1,474 s







- Gráfico
5. Conclusão

- Só será movimento uniforme se a velocidade do móvel for constante. Para que isso acontece é necessário que a sua aceleração seja zero e que percorra distâncias iguais em mesmos intervalos de tempo, o que também proporciona uma velocidade instantânea igual a velocidade média. Notou-se também que mesmo desprezando a resistência do ar, pelo fato do experimento ter sido realizado sobre um trilho de ar, sabemos que em condições normais é impossível desprezar o atrito, sendo assim o trilho de ar um aparelho que minimiza a presença do atrito.



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